O ideal é usar 15 minutos por dia para dar um jeito em cada ambiente da casa. Liste o que precisa ser feito em cada lugar: tirar pó, varrer e passar pano, arrumar a estante, limpar o fogão, tirar o lixo do banheiro... Assim, você cria seu próprio método e otimiza seu tempo.
Sua casa é também seu escritório, então, não deixe a bagunça afetar sua produtividade. Dê preferência aos pequenos afazeres rápidos que farão diferença no ambiente, como lavar a louça, recolher a bagunça da sala e arrumar a cama.
Aqueles bibelôs de viagens e pequenos enfeites no rack e nas prateleiras e os produtos em cima da pia do banheiro acumulam pó e deixam o ambiente sobrecarregado. Selecione alguns e guarde o restante. Faça o mesmo com aquelas roupas jogadas em cima da cadeira. Por que não facilitar a limpeza e ainda manter o visual dos cômodos mais organizado?
Limpeza da casa é uma atividade coletiva. Chame todos os moradores, inclusive as crianças, para ajudar. Assim, os afazeres terminam mais rápido e a família toda vai valorizar mais manter a casa organizada.
Ao transformar os serviços de casa em uma atividade do dia-a-dia, eles deixam de ser vistos como uma obrigação.