Você já ouviu falar que alguém ou alguma empresa faz a administração de um condomínio? O que é isso, afinal?
Às vezes só quem realmente mora em um lugar assim, entende a importância de ter quem administre e mantenha em equilíbrio os direitos e deveres de propriedade exclusiva individual e propriedade comum. Muitas pessoas chegam a comparar a administração de condomínios com a administração de empresas. E não é para menos! Assim como o dono de uma empresa deve entender de finanças, de manutenções e ainda manter uma boa relação interpessoal com clientes e colaboradores, o administrador de condomínios (seja ele uma pessoa física ou jurídica) deve ter as mesmas habilidades para que tudo em sua gestão corra bem.
Não existe uma lei específica ou regras direcionadas de como reger uma administração, mas ela pode ser baseada no Artigo 653 do Código Civil onde diz: Opera-se o mandato quando alguém recebe de outrem poderes para, em seu nome, praticar atos ou administrar interesses. A procuração é o instrumento do mandato. (O mandato diz respeito ao que seria o contrato estabelecido pela administradora e seu contratante) e/ou seguir princípios da Constituição Federal, do Código Civil (Condomínio Edilício art. 1.331 a 1.358) e direitos de vizinhança (art. 1.277 a 1.281).
Portanto, a administração de condomínios deve ser profissional, qualificada e experiente.
Pra que serve a administração de condomínios?
Bom, que a administradora de condomínios é responsável por muita coisa, isso você acabou de descobrir, mas, além de tudo isso, ela tem o dever de auxiliar o síndico na gestão condominial. Apesar desse dever, ela não substitui o trabalho do gestor, apenas dá o suporte necessário para que as atividades sejam feitas de forma eficiente.
Pensando nisso, algumas das suas responsabilidades são fazer o gerenciamento do financeiro e tributário do condomínio, o controle da folha de pagamento de colaboradores do condomínio, bem como a organização e controle de documentos, realizar a criação dos editais de convocação de assembleia e atas e outras coisas que possam ser específicas de cada condomínio.
Quem pode e deve fazer esse papel?
Apesar de a administração de condomínios ser uma atividade que não exige curso superior ou algo que comprove conhecimento na área, os profissionais devem ser comprometidos e terem conhecimento em áreas multidisciplinares e devem sempre estudar e buscar atualizações de diferentes áreas. Por isso, é mais que importante frisar que, para que os serviços sejam realmente eficientes, é preciso contratar administradoras éticas, experientes e confiáveis.
Quem contratar para fazer a administração?
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